segunda-feira, 30 de março de 2009

Erros

As pessoas buscam o seu defeito no seu próximo e quando percebe que o próximo também tem defeitos, que também é uma pessoa normal e que comete erros, existe um desapontamento de ambas as partes. Desapontamento que gera um constrangimento não muito grande, um constrangimento com um certo alivio por ver que não é o único a errar.
Um dos maiores erros é de ver o errado dando certo e para piorar, continua fazendo o errado. Mas como o errado dá certo? Como pode?
Fazer o errado sempre parece ser mais fácil e até mais emocionante por ser errado. Mas não sabemos o quanto esse erro “acertado” nos causará em um futuro, futuro próximo ou muito distante, isso não importa, o que estamos falando é que o erro sempre volta para ser concertado.
Em minutos, horas, dias, semanas, meses, anos... não se sabe quando o erro voltará em questão. Mas é certo que este erro simples e com aparência franzina, raquítica e patética se torne um erro forte, doloroso e vergonhoso.
Acho que ninguém tem o direito de questionar o erro do próximo, se não consegue enxergar o próprio erro. Achar que errar é humano e não fazer nada por ser humano, talvez esse seja o maior erro.
A vida ensina, da maneira certa ou não. Ensina que se você amar, será amado, se ajudar, será ajudado. Essa era a maneira certa ao meu ver, mas não é tão simples assim aprender ou não. Existe a forma cruel e dolorosa.
Quem aqui da o valor necessário para o seu amigo, é o seu amigo, esse ai que esta do seu lado ou então sentado na sala vendo televisão. Esse amigo que refiro é a seu pai, sim ele também é um amigo e pode ter certeza, será seu maior amigo por toda a sua vida. Ele tem coragem de dar a vida por você e é comum achar que isso é normal. Ou então normal deixar de viver a vida para poder te dar um futuro digno, honrado e brilhante.
Normal não é, mas amigo que é amigo faz isso. Mas se seu pai não fez isso, não pense que ele é pior que o meu ou o de fulano, apenas não teve a oportunidade de dizer o quando você é importante para ele. E não pense que todos amam como você, que diz na cara ou diz com o rosto. Ele ama, tanto ama que te criou, te deu carinho, puxões de orelha e uns tapinhas que na hora dói e nos dá uma raivinha passageira. Tão passageira que depois vemos o quando aquele tapinha doloroso nos ensinou.
Puxei o exemplo de pai, porque tenho certos problemas com meu pai. E te digo dói não compreender o outro que tanto amo. Mas a vida mais uma vez me ensinou que ele me deu amor e hoje, por mais que não me entenda muito bem com ele, eu o amo.
Achamos que todos podem errar, menos nossos heróis, pai ou mãe, talvez um avô ou tio. Mas todos erram.
Aprender com os erros é um virtude, dolorosa e cruel, porem necessária!

7 comentários:

  1. ah, eu dou valor aos meus amigos de verdADE!!! :D

    ResponderExcluir
  2. caralho velho, você escreveu super bem esse post (:
    Li inteiro e sei como é isso cara, é foda. Mais pai é pai meu, é unico em nossas vidas!
    Como você mesmo falou, erros acontecem :/
    Bola pra frente que o tempo mostra e cura isso.

    Abraços e sucesso ao blog (:

    ResponderExcluir
  3. "Aprender com os erros é um virtude, dolorosa e cruel, porem necessária!"
    Erros são sempre erros, é difícil aceitá-los!
    Mais difícil que aceitá-los é tirar algo proveitoso deles.
    Belo texto !

    ResponderExcluir
  4. Errar é o melhor remedio, quando não se pode acertar. =] Adorei.

    ResponderExcluir
  5. O maior erro em errar é não aprender com um erro, continuar cometendo o erro por achá-lo comum.
    Por mais difícil que seja, temos que aprender com nossos erros. É essencial para nossa vida.

    ResponderExcluir
  6. Tem certas coisas que só aprendemos errando mesmo. Erro é essencial!
    Belo post.

    Um abraço, sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Acho que se os erros fossem sempre acertos, os acertos então, não faria sentido. Não nos daria um alívio. E admiro muito aqueles que não só aprendem com os próprios erros, mas com os erros dou outros também.

    Beijos... Um belo post.

    http://semeandoutopias.blogspot.com/

    ResponderExcluir