sábado, 21 de fevereiro de 2009

Há de se entender

Estranho ver grandes clubes, com grandes torcidas e uma infra-estrutura tão medíocre ao poder de não ter dinheiro para pagar os verdadeiros funcionários dos clubes. Funcionários no qual ficam 3 ou 4 meses sem receber seu salariozinho e não questiona, porque toda a verba do clube esta virada para o investimento no futebol.
Tomaremos como exemplo o Clube de Regatas Flamengo, um clube extremamente amado por sua torcida( a maior do pais), com um elenco esportivo forte e competitivo como basquete, ginástica olímpica e outros. E mesmo assim o clube não faz questão em manter estes projetos( exceção do basquete) para investir num futuro incerto e que vem afundando o clube cada vez mais.
Vemos jogadores receberem 200 mil reais e quando atrasa um mês ou outro este no qual não há o que reclamar, vem a imprensa e questiona a dignidade do clube. Enquanto isso, nos serventes gerais do clube ninguém pensa, com salários em aproximadamente em 500 reais mensais. Faça chuva ou sol, lá estão eles trabalhando por amor ao clube, por vontade de ver o clube ser um clube de verdade e se houver reclamação da parte destes trabalhadores, são demitidos com uma mão na frente e outra atrás.
Vemos dirigentes que não conseguem nem dirigir a própria casa, que não sabem administrar um comercio pequeno. Mas estes ficam lá, igual uma praga mal exterminada, quando você percebe já esta fora de controle. Com salários absurdos e com contas mais absurdas ainda, sem explicação como consegue tantos dígitos em tão pouco tempo.
Hoje em dia, não há um amor ao clube, há amor sim, mas amor ao dinheiro. Dinheiro o qual foi destinado aos funcionários básicos, os que fazem um clube andar de verdade. Não vemos esse amor financeiro apenas na diretoria, é tão obvio que chega a ser absurdo isso. Jogadores que dizem amar o clube, que fazem juras de amor pelo clube, mas se o clube atrasar 2 meses entra na justiça ou com ameaças de deixar o clube.
Mas onde esta o amor citado na chegada ao clube? Pergunta com uma só resposta. O amor se chama dinheiro e seria fácil de entender se esses jogadores recebessem igualmente os demais funcionários do clube. Que dependem desse salário pra conseguir por o que comer na sua casa. Em um pais corrupto e medíocre feito o Brasil seria fácil de entender se o funcionário com seus 500 reais viesse a reclamar do atrasos, devido ao alto preço de tudo no pais.
Mas quem reclama? São os funcionários que recebem uma fortuna, funcionários que fazem divida não sei com o que. Pois jogadores ruins vem recebendo salário médio de 100 mil reais.
Não dá para entender essa injustiça nos clubes. Inicialmente vemos os clubes como oportunidade de integração social, pois alem de educar através do esporte também se cria um vinculo “familiar”.
Sim meus caros, ate no esporte vemos uma política frágil e covarde. Amor da boca pra fora, amor que não se justifica.

Um comentário:

  1. Eu concordo. Adorei sua maneira de por as coisas em palavras. Objetiva e clara!


    Está acompanhando meu blog, certo? haha...

    BJs.

    ResponderExcluir